quarta-feira, 29 de abril de 2009

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "O filme da minha vida", promovida pela Vanessa, do Fio de Ariadne.

(Clique em cada imagem acima para saber mais sobre os filmes)

Sou uma apaixonada pela sétima arte. Tenho uma lista bem grande de "filmes favoritos", dos mais variados gêneros. Gosto de romances, comédias românticas, suspenses, nacionais, cults, clássicos, alguns dramas. O que não gosto mesmo é filme do estilo "adolescente patricinha", de modinhas e de filmes de guerra. Eu e minha mãe temos uma coleção gigante de DVDs. Foi difícil escolher um só filme para colocar como foco deste post. Pensei, pensei, pensei. E me decidi.
A triologia Sissi conta a história real de Elizabeth, mais conhecida como Sissi, imperatriz da Áustria e rainha da Hungria, interpretada pela belíssima Romy Schneider. Este filme, na verdade, é o favorito de minha mãe, seria o filme da vida dela, mas também me marcou profundamente. Ele é falado em alemão. Quando eu era bem pequena, minha família morou durante alguns anos na Alemanha. Eu e meu irmão logo fomos para a escola e acabamos aprendendo o idioma lá mesmo, mas minha mãe ficava em casa, então a sua forma de aprender o alemão foi assistindo filmes. Enfim, de volta ao Brasil, ele continuou sendo "familiar" para mim. Gosto de assisti-lo sem legenda para não perder a prática no alemão.
Ano retrasado dei de presente para minha mãe o box com a triologia Sissi. Ela até se emocionou...aqueles filmes que ela amava desde criança e que na fase adulta a ajudaram a aprender uma nova língua em um país estranho agora eram seus para sempre.
De vez em quando assistimos juntas. São lindos os três. Engraçado como um filme pode influenciar as emoções de uma pessoa. Esse "trio" faz tão bem à minha mãe!
Se você nunca assistiu, fica a sugestão: vá até a sessão de clássicos da sua videolocadora e pegue os 3, mas assista-os na ordem para não se perder nos fatos históricos. Você vai se encantar com a história da doce, gentil, forte, altruísta, "espírito livre" Sissi.
Posteriormente falarei aqui sobre outros filmes que, assim como os citados acima, fazem parte da minha vida. Esse post foi, de certa forma, uma homenagem a minha amada mãe.

* Meu blog pessoal, o Canetas Coloridas, também está participando da Blogagem Coletiva, com outro filme. Passe para conferir!

19 comentários:

  1. Paula, temos algo em comum. Este filme faz parte da minha infância por causa da paixão da minha mãe por Romy Schneider e seus filmes. Gostei da dica de presente, se der um box desses a ela, tenho que levar um remédio tb, pq ela vai ter um troço.

    Obrigada pela participação na coletiva, conhecer seus blogs foi uma excelente surpresa que tive por conta dela.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi essa trilogia, mas tbm tenhu uma longa lista de filmes preferidos...
    :D
    Bjss...

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulinha,

    Não assisti esse filme, apesar de ser famoso. Gostei da maneira como fez a postagem, enfatizando a emoção que ele trás a sua mãe e por consequência a vc tb!

    o meu filme tem como pano de fundo a minha ligação com minha mãe tb,

    muito boa sua participação!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Estes eu conheço bem, rsssss (a idade tem destas coisas!!!). Romy Schneider no auge da sua beleza, romance, amor, filme de época, histórico,... Quem, da minha idade, não chorou com Sissi?
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. É natural que as pessoas mais jovens, não se lembrem da Sissi!...
    Até eu já não me lembro bem dos filmes, agora da actriz que virou Princesa, lembro-me muito bem.
    Beijo
    Marie

    ResponderExcluir
  6. Confesso que já fui mais cinéfila. Houve um tempo em que eu via pelo menos uns 3 filmes por dia. Comprava DVDs sempre e não perdia os lançamentos no cinema.
    Nos últimos 2 anos, as produções novas me decepcionaram tanto que acabei deixando meio de lado.
    Mas sempre que posso eu assisto os meus antigos, que eu adoro.

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi a trilogia de Sissi, é muito comentado.Tá anotado a sua dica, gostei muito.Beijos, obrigada pela visita e vou no Canetas Coloridas.

    ResponderExcluir
  8. Paulinha, este filme eu assisti e posso afirmar que foi muito bonito. Marcante mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Não vi este filme, mas valeu a dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ser muito comentado, ainda não vi a trilogia de Sissi. Depois desse post certamente irei vê-lo em breve.

    Parabéns pela postagem!

    Bj

    ResponderExcluir
  11. Quando era adolescente até entrar nos meus vinte ou mais anos, eu via esses filmes direto corrido e engraçado tambem com a minha mae. Amei saber que tem nas locadoras. Amanha mesmo vou na biblioteca daqui do bairro pra ver se tem por lá.
    O filme da minha vida foi Amadeus,...foi dai que comecei a apreciar mais ainda a musica classica e principalmente o grande Mozart.
    Ah...obrigada por sua viita la no meu blob.
    bjs,
    me

    ResponderExcluir
  12. Paula,
    Obrigada pela visita! Nunca assisti a Sissi, mas já anotei a sugestão!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  13. não assisti a este filme... pena né??, mas anotei, ou melhor estou anotando varios para depois assistir. estou amando esta blogagem... parabéns!!!

    bjocas

    pa: tbm estou participando, veja a minha postagem.

    ResponderExcluir
  14. Não conheço a trilogia, mas já vi alguns filmes coma Romy Schneider e ela é ralmente é um encanto.

    Valeu a dica!
    Beijos!
    =*

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conheço esta trilogia. E pelas suas palavras dá vontade de sair correndo e assistir. Estou anotando para a próxima sessão pipoca!

    Parabéns pela postagem!

    Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  16. Tb estou participando da Blogagem 'Filme da Minha Vida'.
    Amei a lembraça de Sissi. Eu quero rever. eu quero.
    da uma olhada nos meus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Puxa vida, ameeei Sissi...lembro que vi, pela primeira vez, na tevê...exibiram os três em três finais de semana distintos, eu era ainda adolescentes, mas desmarquei todas as festas...rsrsrsrsrsrs...a imperatriz foi soberbo! Excelente opção: parabéns :)

    ResponderExcluir
  18. Ah, gostei da forma que você escreveu sobre esse filme. Realmente tem uns filmes que marcam a nossa vida, que lembram uma fase, um momento... O cinema é apaixonante!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  19. Eu também assisti a trilogia toda, pela tv, dublado em português, depois os vi legendado, pela locadora e de vez em quando eu pego de novo.

    Minha lista também é grande e incluo essa trilogia.

    Abraço! Eu também estou participando!

    ResponderExcluir